Cifra Club

Aprenda as melhores músicas de amor para tocar

Aumente seu repertório e dedique músicsa para a pessoa amada com essa lista incrível!

Procurando canções especiais para seu repertório? Hoje vamos mostrar que músicas de amor para tocar, além de muito versáteis também podem ser usadas em situações diversas, como serenatas e celebrações.

Por isso, prepare-se para aprender algumas das melhores músicas para tocar para crush ou, ainda, adicionar grandes sucessos em seu repertório. Vamos lá?

8 músicas de amor para tocar no violão e dedicar para alguém especial

Passando por diferentes gêneros, como mpb, rock e pop nacional e internacional, veja as melhores dicas para tocar músicas de amor! Essas são as canções selecionadas:

  • Céu Azul
  • Você
  • Always
  • Você É Linda
  • Singular

E muito mais!

1. Céu Azul – Charlie Brown Jr

A primeira música de amor para tocar é Céu Azul, e antes de mais nada, lembre-se de posicionar o capotraste na primeira casa.

A maior parte da canção é tocada dedilhada, então pratique bastante o padrão dessa técnica. Já as batidas, aparecem apenas no refrão. Aproveite para treinar esses momentos de transição entre os diferentes ritmos.

Aqui alguns acordes estão em formas menos habituais, como D e G, por isso, confira os desenhos de cada um.

Caso prefira deixar de lado o dedilhado e tocar a música toda com batidas, confira também a versão simplificada de Céu Azul!

2. Você – Tim Maia

O ritmo de Você, na maior parte do tempo, é tocado com dedilhados, riffs e batidas no fim dos refrões. Apenas em algumas passagens, em finais de versos, é que aparecem as variações.

Para facilitar o entendimento da dinâmica da música, procure separá-la em estrofes, e veja uma por vez.

São 14 acordes no total, com 2 pestanas entre eles. Note que na ponte, já na parte final da canção, ficam se repetindo apenas as formas A, A7 e E.

3. Always – Bon Jovi

Always é uma canção indicada para você que está em nível intermediário e pretende aprimorar suas técnicas, principalmente em solos! O grande lance aqui é conseguir pegar todas as nuances, por isso, veja cada parte com calma.

São 17 acordes ao todo, mas o ponto de atenção deve ficar para as técnicas de bend, release, hammer on, pull off, slide e vibrato.

4. Você É Linda – Caetano Veloso

Com a maioria de seus acordes com sétima, Você É Linda é uma boa maneira de ampliar seu repertório de acordes com essa nomenclatura. Ao todo, temos 15 formas, com 6 pestanas dentre elas.

Do começo ao fim, o ritmo seguirá o mesmo padrão, puxando as cordas. Não se esqueça de conferir o respectivo bordão de cada acorde!

5. Singular – ANAVITÓRIA

Singular é tocada 2 tons acima, por isso, é necessário colocar o capotraste na quarta casa. O ritmo possui algumas variações, e há 2 padrões no decorrer da canção.

Além disso, é importante ter atenção para as passagens, onde ele será tocado dividido.

Essa música de amor não conta com nenhuma pestana, e possui 10 acordes ao todo, sendo indicada para você que está iniciando os estudos praticar levadas!

Mas se você preferir tocar de maneira mais direta, sem tantas variações e com a metade do número de acordes (5 no total), confira a versão simplificada de Singular.

6. Thinking Out Loud – Ed Sheeran

A afinação de Thinking Out Loud é ajustada em um tom abaixo, ficando da seguinte forma: D – G – C – F – A – D.

Do começo ao fim, a canção é acompanhada por um dedilhado, e aqui é importante estar com a técnica de hammer on bem afiada. Ela será bastante utilizada no decorrer da música e faz grande diferença no andamento da levada.

Os acordes são 7, e não exigem grandes dificuldades. Os destaques estão para A e G, que são montados de maneira diferente do habitual.

Como essa é uma canção com diversos detalhes bacanas, recomendamos assistir nossa videoaula para conferir a explicação completa!

Contudo, se você deseja tocar de maneira mais prática, com acordes em menor quantidade e em suas formas mais conhecidas, também é possível aprender a versão simplificada de Thinking Out Loud!

7. Coisa Linda – Tiago Iorc

Para tocar Coisa Linda é preciso colocar o capotraste na primeira casa, para subir meio tom.

A introdução começa com uma pequena passagem, feita apenas com o acorde C, e utilizando a técnica de hammer on. A primeira parte e refrão seguem basicamente o mesmo padrão de levada, com variação no final do refrão.

Na segunda parte entram as batidas abafadas e, já na terceira parte, temos um novo padrão de dedilhado. Ao todo, são 8 acordes.

Como há muitas informações e variações, procure estudar uma parte por vez, e se precisar, veja verso por verso. Isso ajudará a notar as semelhanças e diferenças entre as estrofes.

Se tudo isso ficou complicado demais, experimente tocar a versão simplificada de Coisa Linda, que conta apenas com um ritmo e 6 acordes.

8. Head Over Feet – Alanis Morissette

Head Over Feet é uma ótima música de amor para tocar e também praticar variações de levada. Nessa canção, o ritmo ficará alternando junto dos acordes.

Um padrão para o primeiro acorde e outro padrão para o segundo acorde. O terceiro acorde repete o padrão do primeiro, enquanto o quarto acorde repete o padrão do segundo, e assim por diante. Ao todo, são 8 acordes com 3 pestanas, entre as casas 1 e 2.

Músicas românticas atuais para tocar no Dia dos Namorados

Curtiu aprender músicas de amor para tocar? Além de fontes de bons sentimentos, elas carregam ótimas técnicas, que ajudam na evolução musical!

E já que o amor está no ar, aproveite e fique por dentro de músicas românticas atuais para tocar no Dia dos Namorados!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK